2 de jan de 2016

Receita de empanadas argentinas.


Se tem uma coisa que eu amo na Argentina, são as empanadas. Não tem nada melhor do que comer empanadas tomando Fernet.
Infelizmente, nunca encontrei a massa certa para fazer aqui no Brasil, já até tentei com a de pastel, mas fica diferente. Como faz tempo que não vou pra lá e não tenho planos de ir, tive que dar um jeito! Procurei uma receita e tentei fazer.
Achei muito fácil de fazer e fica muito gostoso e crocante, e olha que não sou boa na cozinha, então se eu consegui, qualquer um consegue.

Massa:
500g de farinha de trigo
100g de banha de porco
1 xícara de água
10g de sal refinado

1) Aqueça a água em uma panela e com o fogo desligado, adicione a banha de porco até derreter e a mistura ficar homogênea.
2)Deixe a mistura esfriar até temperatura ambiente.
3)Em um outro recipiente, peneire a farinha e adicione o sal.
4)Vá adicionando a mistura da água + banha aos poucos na farinha.
5) Vá adicionando e misturando a té a massa ficar homogênea e bem lisinha.
6) Enrole a massa em papel filme e leve a geladeira por uns 20 minutos, porém, quanto mais tempo, melhor e será mais fácil trabalhar com ela.


7) Corte a massa ao meio e vá abrindo até ficar bem bem fina - esse é o segredo!


8) Corte a massa em circulos, coloque o recheio e feche.




9) Faça uma mistura de uma gema de ovo e algumas pitadas de café para pincelar as empanadas e ficar bem douradinhas.
10) Leve ao forno aquecido a 200°C e deixe-as até ficar douradinhas



Recheio:
1 cebola picada
2 alhos
500g de carne moída
pimentão vermelho picado
1 colher de extrato de tomate
1 colher de sopa de shoyu
5 azeitonas picadas
1/2 cenoura picada
sal e pimenta a gosto

1) Aqui não tem mistério, é spo ir acrescentando os ingredientes e mexendo até a carne ficar bem fritinha.
2) Deixe o recheio esfriar antes de usa-lo.





 Mais alguém gosta de empanadas aí? ^^

3 comentários:

  1. Nunca fui muito fã de empadas, mas pelo o que você disse no post, as da Argentina parecem ser bem diferentes das que eu conheço.
    O único recheio de empada que eu gosto é a de palmito, hmm. A receita da massa é bem fácil, só não sei o que eu usaria para substituir a gordura de porco (sou vegetariana), quando eu descobrir vou voltar aqui e fazer uma empada argentina de palmito. haha ♥

    Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aquelas que se mete, mas acho que qualquer tipo de gordura resolve, tipo gordura de coco por exemplo :)

      Excluir
  2. eu tentei fazer algumas vezes já, mas a massa fica sempre meio grossa, sei lá :~ ainda não acertei

    ResponderExcluir