Páginas

9 de abr. de 2016

Diário de um Soropositivo e Doação de Sangue.


Hoje eu estava perdida na internet e acabei descobrindo um vlog de um jovem que acabou de descobrir ser HIV positivo. Achei interessante como de cara ele inicia o primeira vídeo do vlog anunciando ser soropositivo, assim mesmo, sem vergonha nenhuma - como deve ser. O vlog ainda é novo, mas tenho a sensação que ele vai nos ensinar muito sobre a doença, mas além da doença, ele vai nos mostrar como é conviver com o vírus, como é inciar o tratamento e como é conviver com o pré-conceito, porque sim, ele existe. Além disso eu espero que ele também fale muito da importância do uso do preservativo.
As pessoas sabem que o tratamento para HIV hoje em dia é ótimo - e o Brasil tem um dos melhores tratamentos, sabem que é difícil a pessoa chegar a ter AIDS e morrer por isso, e as vezes isso me preocupa, tenho medo que menosprezem a doença, sabe? É sim um vírus grave, não há cura e precisamos estar cientes disso.
Eu faço Biomedicina e por alguns meses trabalhei na Sorologia de um Banco de Sangue, lá eu vi de perto a quantidade de exames que dão reagente todos os dias, mas não só HIV, outras doenças também, como Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, etc.
Muita gente vai ao Banco de Sangue não com a mentalidade de ajudar ao próximo, eles vão doar sangue pensando nos exames que ganharão de graça, eles esquecem que quem receberá esse sangue será alguém muito debilitado, alguém que precisa que o doador seja alguém 100% honesto na hora de responder o questionário, alguém que não vai lá apenas porque teve uma relação sem camisinha e agora que ver o que vai dar nos exames.


-Ué, mas não fazem todos os exames? Se der positivo é só descartar a bolsa.

Se der positivo eu fico feliz, porque sim, a bolsa será descartada, porém existe algo chamado Janela Imunológica que é o período de tempo que o equipamento ainda não detecta a doença, é quando o organismo ainda não começou a gerar anticorpos, e aí é que mora o perigo. Teremos um falso-negativo.
Sabe o que acontece em véspera de feriado? O Bando de Sangue enche! Doadores ganham o dia livre do trabalho e isso me faz ver que muitos só vão doar pensando nelas mesmas e não no próximo como deveria ser.
Eu quero sim que muita gente vá doar sangue, que criem o hábito de doar, porém, que seja alguém 100% ciente do que está fazendo e que não há a minima chance de ter contraído algum doença nos últimos meses.
Vá pensando na pessoa que vai receber esse sangue.

Bom, e se você tem uma vida sexual ativa e acha que nada vai te acontecer, repense! Use preservativo, gente! É algo tão simples, fácil, barato e te dá uma tranquilidade ao deitar a cabeça no travesseiro.
Acabei juntando esses dois assuntos porque acho que tem tudo a ver, a doação de sangue e a rotina de um soropositivo. Acredito que esse canal possa nos ensinar muito, pois ele não é apenas para soropositivos, esse canal é para todos, é para que todos entendam mais sobre o vírus e sobre o dia-a-dia de uma pessoa que vive essa realidade, esse canal é para que tenhamos menos pré-conceitos e que sejamos pessoas que pensam no próximo.


Minha admiração ao Gabriel Comicholi! Precisamos falar sobre HIV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário