Páginas

6 de fev. de 2013

Como montar um roteiro.

Eu AMO fazer roteiros, além de fazer os meus, eu faco para amigas, amigas das amigas, família, e pra quem mais pedir.
É trabalhoso, precisa de paciência e muita vontade para achar bons preços e lugares interessantes para visitar.
Quero mostrar como é o meu processo de viagem - não se assustem.

1)Destino:
Acredite se quiser, mas essa é parte mais difícil para mim, é doloroso escolher um lugar para visitar com tantos outros para conhecer também.
Eu morei um ano na Holanda, e nas férias e feriados eu tinha que decidir para qual país ir, era uma tortura. Mas bom, depois dessa tortura, foque no lugar que você decidiu escolher dessa vez.

Tentando decidir o nosso roteiro de verão.


1) Passagem.
Sim, é número 1 de novo, eu não errei.
Eu, muitas vezes escolhi o lugar que eu queria, mas não achei passagem barata, então tive que trocar o lugar, ou então escolhi o lugar porque tinha uma ótima promoção.
Mas se prepare para gastar umas boas horinhas entrando em mil sites de Cia aéreas, fazendo combinações de datas, horários, aeroportos, etc. Não tenha preguiça de procurar, acredite! Sempre vai ter uma um pouquinho mais barata.

2) Hospedagem:
Agora com destino certo e passagens AINDA NÃO COMPRADAS, eu procuro hostel, hotel, ou então eu faço couchsurfing (nota mental: escrever sobre minhas experiências no CS). Se eu achar um bom preço, daí sim eu passo para o passo 3.

3)Compras.
Destino certo, passagens com preços ótimos, hostel com preços ótimos, podemos efetuar as compras e reservas.

4)Pesquise sobre a cidade.
Eu gosto de saber quantos habitantes tem o país e a cidade que estou indo visitar, preciso saber a língua oficial, religião e moeda, palavras básicas da língua do país, etc.

Eu com o lenço que levei para Turquia.

Turcas fazendo tapete.


5)Pesquise sobre pontos turísticos.
Bom, é aí que eu perco um bom tempo, e é a minha parte preferida das pesquisas. Eu procuro em milhares de sites os pontos turísticos e não turísticos(os meus preferidos) para visitar, o preço de cada lugar, horário que está aberto, e a história de cada lugar, senão uma ponte é só uma ponte, um prédio é só um prédio, e aí, eu sinto lhe dizer: a sua viagem não serviu para nada! Estude um pouco sobre os pontos turísticos que você está indo, a viagem vai ficar muito mais interessante.
Eu seleciono os lugares que EU TENHO que ir e os lugares que eu posso ir caso dê tempo.

6)Pesquisa sobre a culinária.
Eu sempre reservo pelo menos um dia para comer a comida típica do lugar, e me preparo para gastar um pouquinho a mais nesse dia. Vale a pena!

Istanbul.

Doces turcos.

Comida grega.


7)Pesquise sobre os meios de transporte.
Dê uma pesquisada básica sobre os meio de transporte.  Isso a gente só vai saber bem na hora que chegar, mas é bom saber um pouco antes, pelo menos como ir do aeroporto para o hostel - caso você não goste de gastar com taxi, como eu.
Londres.

8)Anote:
Sabe tudo isso que eu pesquisei? Pois é, escrevo tudo tudo no meu caderno de viagem.


Ufa! Tudo pronto e arrumado.



9) Mapas.
PRIMEIRA coisa que eu faço quando chego: pego um mapa da cidade e do metrô (quase sempre tem de graça no aeroporto) e pronto, aí eu passo para o último e melhor passo.

É, na verdade mapa não é o meu forte. haha


10)EXPLORE.
Caminhe, se perca, peca ajuda, ensine sobre o seu país ou cidade, mostre que está interessada em aprender a língua deles, não passe o seu tempo enfurnado em shoppings, caminhe mais, peca dicas a quem é da cidade, esteja ABERTO para todas as experiências, não viaje e continue fechado para o mundo!

Eu sei que pode parecer trabalhoso, e é, é verdade! Mas cada passo é prazeroso para mim, e jamais trocarei isso por entrar em uma agência e comprar tudo pronto, muito menos me enfiar em um daqueles ônibus turísticos. (ok, uma vez aconteceu SEM QUERER, mas aí é história para outro post).

 Londres.

Barcelona.

Holanda.

Franca.

Brincando de modelo em Leiden.


Bom MELHOR trabalho do mundo: o da pesquisa antes de EMBARCAR! e se precisar de ajuda, é só chamar! (han , estou boa na rima hoje)

19 comentários:

  1. ai posta logo sobre couch surfing! alguns lugares tem hostels tão caros que como vc disse, dá vontade de mudar o destino! complicado...
    eu também amoooo fazer roteiros, é trabalhoso mas ao mesmo tempo me divirto! uma amiga nos EUA sempre deixava essa parte pra mim, aí chegava no local eu bancava a guia, tipo "nesse local aconteceu isso, naquele aquilo" hahaha é bem legal! aliás to tendo bastante trabalho, capaz de te pedir umaa ajudinha sim... qdo tiver tudo mais concreto te consulto ;) bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá! logo vou escrever sobre couch surfing então :))))
      e qualquer coisa é só me escrever, quero saber pra onde vc vaaaai!

      beijos.

      Excluir
  2. ain, quero me programar, quero viajar =(

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post ótimo, eu adoro seu blog e suas dicas! Você sempre acerta na mosca, parece que anda até adivinhando o que eu tô querendo saber hehehe você viajou muito, hein menina? Que beleza! Eu quero viajar pra pelo menos dois lugares: Paris e Auschwitz. E Amsterdam. Ah, e Suíça, AH, e o mundo todo, tá difícil hauahua beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muitos lugares né? é difícil escolher.haha eu quase fui pra Auschwitz, mas eu não tinha o dinheiro suficiente, daí não rolou, fica pra próxima. Vai e depois me conta! cada pessoa tem uma experiencia bem diferente e forte.
      Beijos e obrigada por passar aqui no blog :)

      Excluir
  4. ah mas que sorte, tanta viagem, quem me dera ter tempo e dinheiro para isso tudo :p kiss*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aii, tudo podia ser mais barato né? seriamos mais felizes. hahah

      Excluir
  5. Adorei o seu post!
    O meu esquema de montar roteiros é bem parecido com o seu... e sim, muuitas vezes mudei o destino porque as passagens não estavam com o preço bom! hahaha vida econômica
    Levo um boooom tempo pra planejar uma viagem, mas é uma delícia, né?
    Também quero o post do CS! Fiz um perfil lá, mas ainda não tive coragem de usar :S hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post do CS está quase pronto, espero que você goste :)

      Beijos, Amanda.

      Excluir
  6. Aaaah... que super incrível! Até salvei aqui nos favoritos! É simples, mas para os menos experientes, fundamental seguir os passos assim.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tem que programar direitinho, né? Assim descobrimos várias coisas legais e conseguimos aproveitar melhor :)

      Beijos, Bianca.

      Excluir
  7. Adorei as dicas. Eu ando neste momento a planear uma viagem para Paris e vou usar algumas das coisas que disseste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, planeje bem, a viagem fica muito melhor :) e boa viagem!

      Excluir
  8. Parabéns pelo Blog, e obrigado por compartilhar experiências com viagens realizadas. Você deu dicas que realmente precisei em alguns passeios.

    Simplesmente amei a Holanda e voltarei em breve !!!! . Participei de uma festa, Summer Darkness em Utrecht. Show !!!.


    Sucesso pra ti !

    MarquesK

    ResponderExcluir
  9. Tinha imaginado todos os tipos de roteiro, menos um de viagem. Quantos passos pra fazer uma viagem, não sabia que era tanta programação. Mas enfim, vou salvar esse post e, na próxima viagem que eu fizer, é pra ele que eu vou correr, hahaha

    Beijos,

    Mari

    http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus que vontade que deu agora de viajar. rsrsrsrsrs
    Se puder de uma passada no meu blog que ta no começo: http://estilo-reflexoes-fotografia.blogspot.com.br/.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post! Comecei a ler seu blog semana passada se nao me engano... li suas viagens pra Turquia e Grecia, amei! Não vejo a hora de chegar na Holanda daqui umas duas semanas \o/ hahaha Ah, surgiu uma pergunta boba aqui, vc sempre leva um notebook nas viagens, sei la?! hahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita! E nossa, aproveite muito a Holanda, tenho certeza que vai gostar muito.
      Olha, eu NUNCA levava notebook! peso extra e perigo de ser assaltada. jamais! hahaha

      beijos.

      Excluir