Páginas

19 de mar. de 2012


Depois de um ano...

Bom, acho que chegou a hora de falar sobre a vida pós Holanda/Europa.
Eu voltei faz quase exatamente um ano ( foi por esses dias ), e agora acho que posso passar algumas coisas para as meninas que vão, ou já passaram por isso.
Sabe, ser au pair, é um ano de sonho, é uma fuga do mundo real –sim, lá nós temos problemas e um monte de coisa, mas são problemas tão legais.Quando penso em ser au pair de novo ( dessa vez na Bélgica), penso se é para fugir um pouquinho dessa loucura, ou se é pq eu realmente amo a Europa, talvez seja as duas coisas.
Eu tive um ano ótimo em Hoofddorp, fiquei em uma ótima família, e consegui realizar exatamente TUDO o que eu queria, e o melhor..quase não senti saudades do Brasil. Eu quis tanto ir para lá, tanto mesmo, que eu nunca sofri de saudades.
Foi o ano que dediquei exclusivamente para MIM, não quis pensar em ninguém, não quis me apaixonar ( ok, aconteceu na reta final, mas nada que me atrapalhasse), não quis nada que pudesse tirar o meu foco – de aproveitar o ano!
Os últimos meses foram difíceis sim, eu já não tinha tanta paciência, estava cansada daquela neve toda, de ter que andar na chuva, daquelas coisas pequenas que no final te deixam meio irritadas. Eu queria andar de pijama pela casa, eu queria tomar banho de madrugada, queria a comida brasileira, queria os meus amigos, mas no fundo eu pensava: eu sinto falta disso tudo, mas eu ficaria mais tempo aqui, tranquilamente. Infelizmente temos que voltar ao mundo real, temos que voltar aos nossos problemas e a nossa verdadeira casa, ou felizmente, claro.
A minha despedida com a família foi bem complicada, choramos muito, meu coração estava muito apertado de ter que deixar meu quarto, minhas crianças, os meus lugares preferidos, mas enfim cheguei ao aeroporto ( o Giorgos que me levou ), nos despedimos mais uma vez, e ele me deu mais ou menos 250 euros para ir visitar o meu namorado na Argentina, foi lindo isso. Haha
A minha primeira semana aqui, foi ótima! Tudo o que era a minha rotina, durante uma semana, foi prazeroso! Mas logo comecei a me espantar com os preços, com o transporte, com a comida, com as pessoas (principalmente! Eu achava elas tão chatas), com a falta de cultura, ai, achava tudo tão sem graça. Felizmente logo começou a faculdade, consegui emprego, e assim não sobrava muito tempo para pensar, e assim passou um ano, quando a saudade da Holanda bateu de verdade!
Sim, vivi um ano aqui no Brasil, quase não lembrando da Holanda ( por estar cheia de coisas para fazer ), mas quando eu ouço as músicas que eu ouvia lá, ou quando troco e-mails com os meus hosts, ou vejo reportagens da Holanda, ai, vem uma saudade tão bonita, penso que é o meu lugarzinho no mundo. Morro de vontade de voltar por alguns meses e ver o que vou sentir.
Estou feliz por as coisas estarem andando para mim, aqui no Brasil, mas estou sempre planejando uma viagem, fazendo roteiros, pensando quando poderei viajar. Eu descobri um motivo para querer trabalhar e ganhar dinheiro, é para viajar! Eu não quero o carro do ano, o celular mais caro, a casa mais bonita, eu quero trabalhar para poder conhecer o mundo! Conhecer assim, do meu jeito, fazendo couch surfing, passando as minhas dificuldades, conhecendo os meus limites, conhecendo outras culturas, outros jeitos de viver, sorrisos desconhecidos, chorando ao ver alguma cena na rua.
Se um dia eu perder essa vontade, é porque perdi a vontade de viver, e ainda bem que continuo com a maior vontade de todas!!!!
Espero logo voltar para contar sobre as minhas viagens pela Argentina, e sobre a nova viagem que estou planejando 

Meninas que estão na Holanda (ou outro lugar ): aproveitem muito, aproveite cada final de semana para conhecer um cantinho do país, ande de bike nas horas livres ( não durmam muito de tarde, tá?! haha, comprem na Primark, desfrutem cada detalhe, até o excesso de pão. haha
Quando vocês voltarem, vão conhecer uma nova pessoa em vocês, acreditem, é um enorme crescimento em nós, um grande aprendizado.

Escrito ao som de Tulipa Ruiz: http://www.youtube.com/watch?v=YExY2SxwtkM&feature=fvst
Esse CD fez parte do meu ano! Escutava muito para ir buscar as crianças na escola.

Kings of Leon: http://www.youtube.com/watch?v=gFp7q-IJqno&ob=av2e
Esse CD escutei muito nos últimos meses.
Adorava chegar super tarde na minha cidade, colocar os fones, procurar minha bike ( sempre dificil ), e ir pedalando até chegar em casa.

Ney Matogrosso - http://www.youtube.com/watch?v=I3xdGjQn2vw&ob=av2n
Escutei bastante no verão.

Amadou et Marian - http://www.youtube.com/watch?v=J43T8rEOg-I&ob=av2e
Ouvi muuuuito no verão também. Consigo lembrar eu em Istanbul ouvindo esse CD.

Essa foi mais ou menos a trilha sonora do meu ano. haha
Quando eu ouço, vem uma super nostalgia, consigo me ver caminhando, indo buscar as crianças, pedalando na chuva e ouvindo essas músicas para não chorar naquela situação. haha etc...

3 comentários:

  1. Você sou eu no futuro. Eu vivo cada minutinho pensando o quanto eu vou sentir falta de morar aqui.
    Adoro teu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. já pensei várias vezes em fazer um post no meu blog sobre a volta, mas acabo nunca fazendo.
    eu não fui au pair, passei por dificuldades diferentes, mas o amor, a saudade, o carinho que sinto por tudo o que vivi, tenho certeza que é o mesmo.
    estou juntando dinheiro para voltar. como tu disse, quero passar 1 mês lá pra ver como vai ser, matar a saudade.
    ai, deu um aperto no coração. pela primeira vez na vida, eu tenho sentido uma VERDADEIRA vontade de voltar no tempo. que chega a doer sabendo que isso é impossível.

    ResponderExcluir
  3. Que liiiiindo ! Espero voltar com um sentimento tão bom quanto o que voce tem, valeu muito a sua experiencia *------*

    ResponderExcluir