Páginas

24 de ago. de 2010

Grécia - Atenas.



hotel: Pergamos. ( é bom, mas n fica numa região bacana-Omonia)
tempo: 3 dias.
língua: grego
lugares visitados: Troca de Guarda no Parlamento, Acropole, Templo de Zeus, Ágora Antiga, Panathenaic, Plaka e mercadão de carne(sim.rs)

primeiro dia:Chegamos em Atenas e tinhamos que pegar metro pra chegar até o hotel, sei que acabamos indo pra um lugar meio nada a ver e as pessoas tentavam nos ajudar mesmo sem pedirmos ajuda. Um senhor nos levou até o balcão de informação e só foi embora depois que realmente tinhamos a informação correta. O senhor que não precisava ajudar foi super simpático, já o cara que tinha que ajudar, foi super grosso.
Ele nos disse que podiamos ir a pé ou pegar um metro, era apenas uma estação. Claro, resolvemos ir a pé. Adamos, andamos, andamos e as coisas iam ficam cada vez mais estranhas, as pessoas eram estranhas, tudo muito "barra pesada" e nós duas andando de mochilão e morrendo de medo. Já estavamos na rua no hotel, mas achamos melhor pegar taxi, pois não sabiamos exatamente onde era o hotel e não estava sendo legal andar por lá e quando eu pedia informação as pessoas apontavam pro nada e lá realmente não tinha nada.
Enfim chegamos no tal hotel, o recepcionista era estilo bixeiro, com camiseta aberta, corrente dourada.
-Deus! onde nos enfiamos?
O elevador era cheio de espelho e todo vermelho, meio estranho, rs mas o quarto era uma beleza! Quando chegamos lá esquecemos tudo e resolvemos ficar, mas antes disso descemos na recepção pra fazer algumas 18733 perguntas.
A primeira pergunta foi onde tinha cerveja, depois onde eu achava comida barata, se o bairro era perigoso, se o metro realmente ficava perto, e todas essas coisas que turista quer saber.
Fomos comer na lanchonete, siiiiim, lanchonete! Em Atenas tem até padaria, fazia tempo que eu não via isso.rs
Comemos um souvlaki, lanche tipico grego e como já era metadinha tarde, tomamos uma cervejinha grega(mythos) e ficamos no quarto mesmo, com ar condicionado, delicia!

segundo dia: Acordamos pra tomar café da manha (nós tbm conseguimos acordar cedo) e fomos pro bairro Plaka, lá tem milhares de lojinhas, bem legais, mas como sempre, só comprei o meu brochezinho e nada mais.
Compramos o ticket de 12 euros que nos daria o direito de entrar em vários lugares.
Fomos na Ágora Antiga, num Museu, andamos por tudo lá e ficamos enrolando pra subir na Acrople, estava muitoo quente, com um sol super forte, não seria uma boa ideia subir tudo aquilo lá ao meio dia.
Resolvemos almoçar num lugar com ar condicionado(isso é algo muito importante quando está MUITO quente), comemos uma bela massa a bolonhesa e criamos coragem pra subir a Acropole.
Até que não foi tão dificil, o segredo é parar pra ficar tirando foto, assim da pra descansar :) o que cansa mesmo é ficar passeando por lá, ir pro Teatro de Dionisio, Herodeion, e sobe, desce e aquele sol super forte, mas mesmo assim foi gostoso e divertido.
Tem lugares que não são permitidos entrar e tirar foto e tinha uma turista muito feliz entrando e o maridão ia lá e pimba, tirava foto, até que uma guardinha viu e fez o maior escandalo, pediu pra mulher mostrar as fotos e fez ela apagar todas as que ela estava em lugares proibidos. Vergonha de pessoas assim.rs
Depois de ir em tudo isso, fomos até uma colina e ficamos deitadas, descansando um pouquito e vendo aquela paisagem linda... até ir embora.
Fomos pro hotel, tomamos banho, eu lavei algumas roupas, dormimos um pouco e voltamos pro centro -Plaka e Monastiraki, a procura de um bom lugar pra comer/beber/conhecer pessoas, mas lá só tem mesmo restaurante, as baladas e pubs ficam em outro bairro, então resolvemos apenas jantar e tomar uma cervejinha. (seria tão economico não beber).
Tinhamos o ticket de 24 horas que pagamos 3 euros, então dava pra ir e voltar sem gastar.
O metro ficava a uns 5 minutos a pé até o nosso hotel, e lembrem né?! Estavamos no pior bairro de Atenas, viamos toda hora pessoas usando heroina na rua, de dia, noite, não importa.

terceiro dia: Não vou mais falar que acordamos tarde e que não somos típicas turistas.rs
mas enfim...fomos até o Parlamento ver a troca de guarda, é bem engraçado o jeito que eles andam e o sapatos também, depois vem um outro guarda pra limpar o suor deles e depois disso eles ficam 1 hora paradinhos enquanto um moonte de gente vai tirar foto do lado deles.
Almoçamos lá perto do Parlamento mesmo e depois seguimos andando até o Estádio Panatheinac, que foi construido em 1896 para os primeiros jogos Olímpicos Modernos, depois seguimos até o Templo de Zeus e fomos andando até o Plaka, na verdade a gente foi se metendo numas ruas, seguindo a intuição(da karina, pq eu n tenho) pra chegar lá e chegamos.
Nós queriamos ir na Ágora Antiga, então fomos num lugar que estava escrito: alguma coisa mais Ágora Antiga, mas não estavamos encontrando nada lá dentro, apenas tudo destruido e seringas de heroina, aíii nos demos conta que a Ágora Antiga é onde nós fomos no dia anterior, que é onde tem o templo de Hefestos, o templo grego mais bem conservado do mundo.
Não ligamos coisa com coisa, mas foi engraçado estar no lugar errado, pq a gente foi andando, andando, andando, entrando cada vez mais naquela área pra procurar algo em pé, rs
Já cansadas de andar naquele calor, sério, estava muito quente, tinhamos que comprar água toda hora pq ela logo esquentava, dai fomos pro nosso hotel, arrumamos nossas coisas e resolvemos fazer o que? tomar uma cervejinha e mais uma e mais uma e mais uma, só que não tinhamos jantado.rs eu e a karina já estavamos mais pra lá do que pra cá, aí a Ka teve uma super ideia: comer! rs
Então fomos na lanchonete da frente comprar um lanche e batata frita.
Bom...eu já tinha bebido e na lanchonete tinham outras pessoas, então resolvi socializar com dois caras que estavam comendo, mas eles não falavam inglês , droga! Fui conversar com a mulher que estava fazendo o nosso lanche, perguntei o que ela achava sobre o brasil e ela disse que ok, se eu quero passar as férias lá (eu nem disse que ia passar as férias lá.rs) eu deveria ir, que talvez eu sobreviva e que na verdade o Brasil é igual a Grécia, todos acham que é uma beleza, mas que no fundo é uma mafia. e tamém dissem que as pessoas são bonitas lá.rs Depois de dizer tudo isso ela perguntou de onde eu era.
-Hm, Portugal!
Não ia falar Brasil, coitada, acho que ia ficar com vergonha.rs
Na verdade não bebemos num dia muito bom, pois tinhamos que acordar as 05:00 am pra pegar o ferry boat e ir pra Santoniri.
Estava chegando a vez de Santorini...

PS: seria tão econômico não beber.
PS 2: Gostei de Atenas só pelos pontos turísticos, não teve outra coisa que me encantou muito, mas ainda assim, é um lugar que não deve deixar de ser vistado.
PS 3: salada grega é boa e barata.
PS 4: Pedi pra uma pessoa me ensinar grego em 3 minutos e tudo o que precisamos saber é: bira. (cerveja).

3 comentários:

  1. adoro essa tua animação.
    maravilhosas as fotos de lá, e quando tu voltar vai ver como a cerveja do brasil é ruim hahaha
    te amo, beijo (suzan)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Correção: O Estádio Panathinaiko foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em mármore. Em 1870 suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas 1896.

    Se tivesse ouvido o bagulhinho lá ia saber =P

    ResponderExcluir